09 dezembro, 2011

Filho de super campeão Oscar Galindez segue os passos do pai e estreia no Troféu Brasil de Triathlon neste domingo, em Santos


Acostumado a grandes e importantes vitórias, o triatleta Oscar Galindez, da equipe Tremendão, terá uma emoção diferente neste domingo (11), em Santos. Ao invés de competir, ele será espectador no mesmo palco onde já entrou para a história, sendo heptacampeão, o Troféu Brasil de Triathlon, e por um motivo muito forte, a estreia de seu filho mais velho, Thomas.
Desde pequeno, o herdeiro dos Galindez e sua irmã Sofia sempre estiveram perto e viram o pai cruzar muitas vezes a linha de chegada, a maioria em primeiro lugar. Só em Santos, cidade onde moram, uma coleção de conquistas, com os heptacampeonatos do próprio Troféu Brasil e também do Triathlon Internacional de Santos. Até então, Thomas era torcedor, competia por diversão na modalidade, mas há dois meses decidiu encarar uma prova oficialmente e, como não poderia deixar de ser, treinado por Oscar.
“Treinamos dois meses para encarar o Troféu Brasil e o mais importante é que a decisão de competir foi 100% dele. Eu respeitando sempre a frase “em casa de ferreiro, espeto de pau”, nunca pressionei para que ele fizesse triathlon. Eles (Thomas e Sofia, a caçula) têm experiência em triathlon infantis, já competiram na Itália, Chile, Argentina e aqui no Brasil, no XTerra Kids, mas agora será diferente, porque trata-se de um triathlon short (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida”, afirma o orgulhoso Oscar.
Aos 15 anos, Thomas mostra a confiança do pai, diz ter a mesma garra e a fisionomia é muito parecida. “Eu aprendo muito com tudo o que o meu pai me ensina. Tenho boas expectativas, mas como ele disse, devo fazer a prova tentando curtir o momento, embora tente seguir o pensamento dele que é para que se preocupar tanto, se quando for ver a prova já acabou. Não escondo que estou bem ansioso”, diz Thomas, também da equipe Tremendão.
A ansiedade também toma conta de Oscar, que dessa vez ficará na prova como torcedor, ao lado da esposa Lisa. Ele faz questão de deixar claro que não pretende, em momento algum, impor pressão. “A família toda está na expectativa. É bem empolgante, mas ele tem nome próprio e como qualquer pessoa é único. Acho muito importante praticar esporte e, desta forma, ajudar a criar mais responsabilidade e disciplina nos jovens, como equilibrar a vida eletrônica que eles têm com o computador hoje”, comenta Oscar.
Mesmo atuando como treinador, Galindez ressalta que o mais importante nesses dois meses, foi atuar como pai, como exemplo de vida. “Foi uma experiência muito legal. Vamos dizer que o que sempre passei na teoria, agora foi na prática. O mais importante é colocar objetivos e estar motivado. Eu tinha de estar junto, pois é um desafio importante para ele e como sou pai, consigo ir um pouco mais longe, pela confiança. Então consigo aprender para trabalhar num futuro com outros atletas”, explica.
Além da estreia de Thomas, a família Galindez, sempre muito unida, terá agenda cheia no domingo, também na área esportiva e com Sofia. “No mesmo dia ela fará exame de faixa preta primeiro Dan de taekwondo na Escola Belmiro Giordani. Um feito importante, pois tem apenas 11 anos. O importante é que o Thomas também ajudou, pois ele também é primeiro Dan no taekwondo”, destaca Oscar Galindez.
Com incríveis 25 anos de trajetória no triathlon e sempre em evidência, Galindez está com 40 anos e continua em grande fase, garantindo pódios, vitórias. Em sua carreira, foram muitos conquistas, incluindo o título mundial de duathlon, o hexa sul-americano, o penta pan-americano, duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos, sete títulos no Triathlon Internacional de Santos e no Troféu Brasil e três no Ironman Brasil. “Sei que ainda tenho muito a buscar”, completa o triatleta patrocinado por Olympikus, OG Design, Oakley, Santaconstancia, 11afondo, Aqua Sphere, Volvo, Autostar, Profile Design, Zipp e Tremendão.
A 5ª e última etapa do 21º Troféu Brasil de Triathlon será disputada neste domingo (11), na Praia da Aparecida, com largadas a partir das 8 horas.

FMA Notícias-Fabio Maradei- contato@fmanoticias.com.br -www.fmanoticias.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns !!! É pelo exemplo que se constrói um homem e atleta de superação e sucesso ...

    ResponderExcluir